Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/10/20 às 19h03 - Atualizado em 16/10/20 às 19h09

Roda de Conversa sobre Lixo Zero une SLU e Riacho Fundo II

 

O Fórum da Coleta Seletiva do Riacho Fundo II foi espaço da Roda de Conversa “A Experiência do Projeto Lixo Zero no Centro Educacional Agrourbano Ipê”. O evento, que teve ampla adesão da comunidade com participação de quase 70 pessoas, foi realizado virtualmente e transmitido ao vivo na página oficial do SLU no Facebook.

 

A apresentação do Projeto Lixo Zero e a troca de experiências entre os participantes foram as principais atividades. Professores de várias áreas do conhecimento (matemática, química, educação física, entre outras), estudantes e familiares compartilharam conhecimentos sobre ações sustentáveis realizadas na escola, que é referência em sustentabilidade ambiental no DF.

 

Troca de experiências

 

O professor e coordenador de projetos do CED Agrourbano Ipê, Leonardo Hatano, apresentou iniciativas do Projeto Lixo Zero. No atual contexto de pandemia, foi proposto que os estudantes reutilizem materiais para o cultivo de plantas. “É uma ótima ideia. As crianças desenvolvem a preocupação com as embalagens, por exemplo. Elas utilizam, lavam e depois usam de novo para ajudar no plantio. As plantas são responsabilidades delas. A consciência ambiental que isso promove é muito legal”, disse Sheila Fonseca, mãe do estudante Arthur Fonseca e moradora do CAUB II.

 

Nas aulas de educação física, por exemplo, os alunos do CED Agrourbano Ipê produzem jogos e brinquedos com produtos que seriam descartados. “Já fizemos petecas a partir de sacolas de mercado, peças de xadrez e damas com tampinhas de garrafas. Sempre que possível a gente integra as disciplinas à temática ambiental”, relatou o professor Antônio Cassimiro.

 

Em tempos de pandemia, o professor Arlindo Fernandes recicla aparelhos eletrônicos para doar à estudantes que não teriam acesso às aulas remotas. “Mudei muito os conceitos que tinha com relação ao lixo. Agora, tento botar em prática preparando para uso dos estudantes os equipamentos que iriam para o lixo”, afirmou. A professora Adriana Carvalho contou como faz a gestão de resíduos em casa. “Com os orgânicos eu faço a compostagem. O óleo de cozinha aproveito para fazer sabão. Os recicláveis separo e descarto às terças e sextas, que é quando passa o caminhão de coleta seletiva do SLU. É um trabalho de formiguinha mesmo. Se cada um de nós fizer um pouco em casa e multiplicar a informação, já teremos um grande impacto.”

 

Os estudantes também foram protagonistas da roda de conversa. Arthur Fonseca apresentou o conceito dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) e como aplicá-lo em casa. Já a aluna Wanessa Cavalcante leu um lindo poema feito por ela com a temática Lixo Zero.

Além disso, houve momentos de conversas com representantes da Administração Regional, JICA e servidores de órgãos públicos como SLU e SEEDF. “A comunidade é a protagonista das proposições dos fóruns. É escutando os problemas, recebendo as sugestões e construindo ações juntos que vamos conseguir planejar e melhorar a coleta seletiva. O diálogo é fundamental”, destaca a assessora especial do SLU, Luciene Velez.

 

A assessora da Diretoria Técnica (Ditec) do SLU, Janaína Trindade, parabenizou a equipe do CED Agrourbano Ipê pelas iniciativas e lembrou da importância de governo e população integrarem ações. “A participação de estudantes, professores, pais, enfim, de todos os envolvidos com a escola é fundamental. O CED Agrourbano auxilia muito a educação ambiental para a gestão de resíduos porque une teoria e prática. Assim, os estudantes não só aprender o que fazer, mas como e por quê fazê-lo da melhor maneira”, destacou.

 

Fórum da Coleta Seletiva

 

A ação faz parte do Programa Coleta Seletiva Consciente, organizado pelo SLU em parceria com Administrações Regionais, e nasceu no contexto de retomada da coleta seletiva no DF. O principal objetivo do espaço de educação ambiental e mobilização é multiplicar conhecimentos sobre a separação correta dos resíduos e engajar a comunidade na prática.

 

O Programa Coleta Seletiva Consciente está em processo de apresentação e implementação em várias cidades: Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Recanto das Emas, São Sebastião, Samambaia e Varjão. Futuramente, elas também organizarão seus Fóruns da Coleta Seletiva.

 

Perdeu o Fórum? Não tem problema.

Aqui está o link da transmissão no nosso facebook: https://www.facebook.com/sludf/videos/3676456492421550

 

 

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153