Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/06/16 às 18h46 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Revitalização no Nupar inspirou outros Núcleos de Limpeza

Mais de 15 plantas diferentes enfeitam o local 

Após a primeira reunião com a diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos, o então chefe do Núcleo de Limpeza do Paranoá (Nupar), Antonio Ferreira, conhecido com Sena, decidiu mudar a cara do seu local de trabalho. Ele conta que incentivado pelas palavras de Kátia e do apoio que recebeu da diretora de Limpeza Urbana, Alessandra Goulart, iniciou os trabalhos. São mais de 15 espécies de plantas cultivadas pneus coloridos que enfeitam o local.

O chefe do núcleo recebe um grande apoio dos servidores e terceirizados. A gari Vera Lucia Firmiano de Sousa tem auxiliado desde o início e colabora com doação de plantas, mudas e sementes. Fora do expediente, ela cuida do jardim. “Amo a natureza. É um prazer fazer isso. Os pneus enfeitados com flores transmitem alegria. Passa uma imagem diferente para o núcleo”, diz Vera Lucia. 

A servidora Maria Lucia da Silva conta que a maioria das espécies foram doadas por servidores e terceirizados ou até mesmo compradas em floriculturas. “Vamos deixar esse nosso ambiente de trabalho lindo e colorido. As plantas ainda estão pequenas, algumas estão dando frutos pela primeira vez, e isso já deixa o lugar mais bonito e colorido”, afirma. 

Os materiais usados no jardim vêm do lixo. Pneus descartados irregularmente em áreas públicas foram recolhidos e utilizados. Antonio conta que já fez ronda na cidade na busca por materiais para reaproveitar no jardim. “Coletamos em um ponto sujo, latas de tinta que haviam acabado de serem descartadas. Elas serviram para retocar pneus”, diz Antonio Ferreira.

O chefe do Nupar conta que a forma encontrada pelos Núcleos de mostrarem suas ideias e compartilhar esforços é por meio das redes sociais. Foi criado um grupo com os chefes dos Núcleos de Limpeza, gerentes de Limpeza Urbana, além de diretores do SLU, para promover a troca de informações. 

A diretora de Limpeza Urbana, Alessandra Goulart, parabeniza os servidores dos núcleos e afirma que embora o SLU estimule práticas inovadoras, grande parte das ações vêm da motivação deles. “Essas revitalizações tentam resgatar a autoestima dos servidores. O Sena é um dos pioneiros nessa questão de valorizar o aspecto do núcleo. Queremos mostrar que além de zelar pela cidade, o SLU também cuida dos Núcleos de Limpeza”, conta Alessandra. A diretora afirma que sempre procura incentivar os servidores. “As mudanças são visíveis e os resultados são positivos”, conclui.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153