Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/01/14 às 14h11 - Atualizado em 29/10/18 às 17h19

Qualidade de vida nas cidades

Coleta Seletiva para o DF

Separação entre lixo seco e orgânico já é feita em três cidades e será estendida para todas as regiões.A coleta seletiva vem ocorrendo em quadras do Plano Piloto, Brazlândia e Lago Sul. Em breve, a medida será ampliada para todo DF, inclusive para as áreas rurais. A licitação para o serviço está em fase final. Todo o lixo seco separado pela população será doado ás cooperativas de catadores credenciadas no Serviço de Limpeza Urbana.                                                                              

DIVISÃO

Lixo seco

O lixo seco inclui papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixas de leite, de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos), latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.

Lixo orgânico

Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. É produzido em residência, escolas, empresas e pela natureza, como restos de alimentos orgânicos (carnes,vegetais, frutos, cascas de ovos), madeira, ossos, sementes,etc.

68 mil toneladas de resíduos será a capacidade média mensal do novo aterro sanitário do DF. A licitação para as obras já está em curso. Obras e licitação a todo vapor para a criação do aterro sanitário de Samambaia

Novo Aterro Sanitário

O Lixão da Estrutural está com os dias contados. O novo Aterro Sanitário Oeste, que funcionará em Samambaia, está com as obras de acesso, cercamento e barreira vegetal em curso. A licitação da primeira célula também está em andamento. A área terá capacidade para receber, em média, 68mil toneladas de resíduos por mês. A nova empresa será responsável por implantar e operar o aterro.

Quatro centros de triagem  

A licitação de quatro centros de triagem está em curso. Eles serão instalados na Asa Sul. Asa Norte, Ceilândia e Gama. As infraestruturas previstas oferecem espaço e equipamento adequados para a triagem de resíduos recicláveis e reutilizáveis.

 

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153