Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/09/20 às 18h31 - Atualizado em 15/09/20 às 18h36

Programa Coleta Seletiva Consciente avança no Riacho Fundo II

Riacho Fundo II e SLU estão avançando na organização de ações de educação ambiental e mobilização. A segunda reunião virtual do Fórum da Coleta Seletiva definiu o cronograma inicial de atividades de estímulo à separação correta de resíduos. O encontro organizado pela equipe de mobilização social do SLU reuniu integrantes da Administração Regional, membros da Cooperativa de Catadores Coopere, que atua na cidade, e representantes da áreas educacional e produtiva da região.

 

A agenda de atividades de mobilização dos próximos meses inclui um encontro de trabalho no qual serão montados os cronogramas e formatos de ações de educação ambiental do Centro Educacional Agrourbano Ipê e da Cooperativa Coopere. Além disso, estão previstas rodas de conversa com a comunidade sobre manejo do vidro, conceito Lixo Zero e impacto da gestão de resíduos na vida das famílias. “O Fórum é uma iniciativa muito bem vinda porque a gente percebe que a comunidade está se empenhando em tentar melhorar a coleta seletiva. Isso para nós, membros da cooperativa, é muito importante pois pode melhorar a qualidade dos resíduos que chegam para triagem. Reuniões como essa são avanços e trazem expectativas muito boas por dias melhores”, explica José Salustiano, presidente da Coopere.

 

Para a vice-diretora do CED Agrourbano Ipê, Gedilene Lustosa, a participação da escola na mobilização social é indispensável. “Temos a possibilidade de colocar em prática o que falamos na teoria sobre a importância da educação ambiental. Nossa escola já trabalha a sustentabilidade há muito tempo e tem uma comunicação muito boa com os moradores. Então é ótimo poder ajudar a mobilizar a comunidade para a separação dos resíduos”, afirma.

 

Outro encaminhamento importante foi a proposta de criação de espaço informativo sobre a coleta seletiva no boletim semanal da Administração Regional do Riacho Fundo II. A ideia é que o boletim traga dados atualizados sobre a coleta seletiva e outras informações relevantes, com ações de mobilização e projetos educativos. A administradora do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, destaca a relevância da parceria e do Programa Coleta Seletiva Consciente. “É um trabalho de suma importância porque faz com que a população e as lideranças comunitárias integrem-se para a melhoria da nossa cidade, além de divulgar ações sobre a coleta seletiva.”

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153