Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/20 às 14h11 - Atualizado em 3/03/20 às 11h01

Professores visitam Instalação de Recuperação de Resíduos

Iniciativa faz parte do projeto executado pelo SLU para tornar escola do DF um modelo de lixo zero

 

Professores da Escola Ipê, do Riacho Fundo II, visitaram as instalações da Usina do PSul, em Ceilândia, nesta quinta-feira (27). No local, eles conheceram a Instalação de Recuperação de Resíduos (IRR), onde trabalhadores das cooperativas Plasferro e Coopere fazem diariamente a separação dos materiais descartáveis e orgânicos. No local, eles também conheceram as instalações do Museu da Limpeza Urbana, que conta com um acervo de objetos descartados encontrados pelos garis. A iniciativa faz parte do projeto piloto desenvolvido por assessores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para tornar a escola um modelo de lixo zero.

 

 

De acordo com a assessora do SLU, Janaína Trindade, a ideia é sensibilizar a comunidade escolar para a importância da correta separação dos resíduos. Para execução do projeto, o SLU assinou um termo de cooperação com a Secretaria de Educação do DF e conta com a parceria da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que vai doar todo o material necessário para implantar as ações.

 

Na escola, será instalado um espaço para fazer a separação dos resíduos recicláveis e orgânicos. O material orgânico será utilizado na compostagem, para produção de adubo que será utilizado nas hortas da escola. A ideia é que, no futuro, os recicláveis possam inclusive ser comercializados para cooperativas do DF, gerando renda para a própria escola.

 

Para o professor do Ensino Médio na escola, Marcelo Madeiro, a visita foi uma oportunidade de conhecer de perto um trabalho que na maioria das vezes passa despercebido pela população. “Nós professores gostamos muito da acolhida. Todo mundo deveria conhecer a realidade desse trabalho de reciclagem, dos catadores e cooperativas. Infelizmente ainda é um trabalho pouco reconhecido. Foi uma visita que nos fez pensar a respeito do descarte racional e também nossa relação de consumo”, declarou o educador.

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153