Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/12/19 às 9h27 - Atualizado em 20/12/19 às 9h27

Prefeitos e lideranças comunitárias da Asa Norte visitam IRRs do SCIA

Atividade tem como objetivo engajar comunidade na coleta seletiva

Vitor Pantoja/ASCOM SLU

 

Na última quarta-feira (18), prefeitos e lideranças comunitárias da Asa Norte visitaram as Instalações de Recuperação de Resíduos (IRR’s) do SCIA. As unidades, administradas pelo SLU, recebem cooperativas de catadores de materiais recicláveis que fazem a triagem manual, a prensagem, o enfardamento e a comercialização dos resíduos da coleta seletiva. A atividade contou com participação das equipes técnicas e de mobilização do SLU.

 

Os visitantes conheceram toda a estrutura das IRR’s e testemunharam a realidade atual da coleta seletiva do DF. Janílson Santana, presidente da Cooperativa Cortrap, apresentou os tipos de recicláveis, esclareceu dúvidas e conversou com os participantes. “Quando a separação do lixo não é feita, isso afeta nossa renda e nossos materiais de trabalho. O lixo misturado estraga as esteiras de triagem. É importante que todos façam um trabalho melhor na coleta seletiva. Nós precisamos de vocês e vocês de nós”, orientou.

 

A secretária da cooperativa Construir, Polliana Feitosa, destacou a importância do descarte correto de materiais cortantes ou perfurantes. “Se forem descartados misturados ao lixo convencional, perdem valor comercial e podem nos machucar. O vidro, por exemplo, tem que ser enrolado em papel jornal e identificado. Fazer a coleta seletiva não é só ajudar os catadores. É ajudar as futuras gerações”, disse.

 

No final da atividade, foi realizada uma roda de conversa entre participantes e equipes do SLU. O objetivo foi refletir sobre a qualidade da coleta seletiva e sugerir estratégias e ações para mobilizar a sociedade. “Nessa visita fomos chamados a rever nossas ações como cidadãos. Vimos que a coleta seletiva interfere em uma questão maior: o meio ambiente. A partir dela é que vamos saber o mundo que deixaremos aos nossos filhos e netos”, frisou Geraldo da Silva, prefeito da 208 norte.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153