Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/15 às 12h54 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Prefeitos comunitários da Asa Norte conhecem De olho na coleta

Roda de conversa propõe parceria na fiscalização do recolhimento do lixo

(Brasília, 27/4/2015) – Estimular a participação da sociedade na fiscalização da coleta convencional (lixo domiciliar) é o objetivo do Projeto De olho na coleta. Nesta sexta-feira (24), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizou uma roda de conversa com prefeitos comunitários da Asa Norte para apresentar a iniciativa, além de propor parcerias. 

A diretora-geral do SLU, Kátia Campos, agradeceu a presença dos prefeitos comunitários e explicou sobre a importância do envolvimento dos cidadãos na melhoria dos serviços de limpeza urbana. “Durante a elaboração do planejamento estratégico do Governo de Brasília, elegemos o diálogo com a sociedade como um dos cinco pontos fundamentais para construção de políticas públicas. Nossa proposta é fazer uma gestão compartilhada com os usuários dos serviços de coleta dos resíduos, a fim de aperfeiçoarmos nosso trabalho”, declarou.

Para o prefeito da quadra 106 Norte, o bancário Sérgio Bueno da Fonseca, a reunião foi produtiva e focada nas necessidades dos moradores. “Houve o entendimento de que a prestação dos serviços de limpeza urbana, particularmente, a coleta domiciliar residencial deva ser feita em parceria com a comunidade, por meio da fiscalização, para que o prestador cumpra adequadamente seu papel”, disse.

Sérgio ainda acrescentou que apoia a iniciativa do SLU e afirma que a correta separação dos resíduos reflete diretamente na emancipação econômica dos catadores. “Na minha unidade residencial já fazemos a segregação. Queremos que os materiais recicláveis tenham uma valorização social direcionada aos catadores, que são pessoas cuja sobrevivência ocorre a partir da comercialização desses resíduos”,

A presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte, Maria das Graças Moreira, parabenizou a iniciativa do SLU em ouvir a comunidade. “Foi a primeira reunião na qual observei a presença da diretoria do órgão. Considero de suma importância esse tipo de diálogo com os moradores, por isso, em nome da Asa Norte, reforço nossa parceria”, afirmou.   

 

O Projeto

O “De olho na coleta” foi lançado pelo SLU, em 13 de março, durante encontro com lideranças comunitárias de Brazlândia. O projeto passou também em Sobradinho, Planaltina, Vicente Pires, Guará e Águas Claras. A ideia é que o cidadão fique atento ao cronograma da coleta convencional. Se o morador observar que o caminhão não passou, o SLU orienta o cidadão a recolher os resíduos de volta para casa, a fim de evitar a presença de vetores e entrar em contato pelo telefone 3213-0153. Os resíduos devem ser disponibilizados para a coleta novamente, no dia e horário estabelecido.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153