Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/16 às 14h17 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Planejamento para a aposentadoria é o tema do 42º Vem Saber

Servidores conhecem o programa de preparação pós-carreira

A 42ª edição do Vem Saber – Programa de capacitação continuada – do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), foi realizada na última quarta-feira, (21), no auditório Usina do Saber, instalado no Núcleo de Limpeza Sul. A palestra abordou o tema “A importância do planejamento para a aposentadoria” e foi ministrada por psicólogas da Gerência de Saúde Mental e Preventiva (GESM), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). A equipe é liderada pela servidora Jaqueline Ferraz da Costa, que falou dos desafios enfrentados pelos servidores no pós-carreira.

O tema atraiu a atenção dos servidores, principalmente dos que estão próximos de se aposentar. Jaqueline falou dos benefícios de fazer um planejamento, bem como avaliar os fatores de riscos e de proteção. Um dos maiores perigos é a síndrome do CSSC (casa, sofá, sofá e cama), que atinge um alto número de aposentados que não programaram a melhor maneira de ocupar o tempo livre.

“Para muitos, é pensar na aposentadoria torna-se um grande desafio, não é tão fácil, daí a explicação dos servidores se mostrarem inquietos. É muito complicado para um trabalhador que atua há 30…39… às vezes 40 anos, refletir sobre o que pretende fazer no pós-carreira”, observou.

Com relação à interação da plateia, a psicóloga se surpreendeu com a quantidade de servidores que participaram com perguntas. “Fiquei surpresa com o número de pessoas presentes, é um assunto que diz respeito a muitas questões de interesse dos servidores. Parabenizo a iniciativa do SLU. Estamos felizes em cooperar com uma palavra que ajude os trabalhadores a se planejarem”, concluiu.

Com 38 anos de SLU, Hélio Donizete – às vésperas de completar 60 anos de idade – fez uma avaliação positiva do encontro. “Eu já participei de palestras sobre esse tema, mas é sempre bom ter mais informações. Acredito que o desafio é levar esse assunto adiante”, comentou. O servidor orienta os colegas de trabalho a também se atentarem para o planejamento da aposentadoria. “Creio que muita gente saiu daqui hoje impactada, entraram pensando de uma maneira e saíram com um pensamento diferente”, avaliou.

Fazendo o bem
A equipe de psicólogas seguirá sua maratona de palestras e realiza, no próximo dia 28, 8h às 17h, o I Seminário de Orientação para a Aposentadoria. O encontro acontecerá no auditório da Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) e será aberto aos servidores. As inscrições poderão ser feitas no link http://egov.df.gov.br/sig/formulario_servidores.php?id_curso=622.  

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153