Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/16 às 18h20 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

PEV: uma alternativa para o descarte correto de resíduos

Projeto do SLU prevê a construção de 58 pontos no DF

Os Pontos de Entrega de Pequenos Volumes (PEV) previstos para o Distrito Federal são instalações com mil metros quadrados, destinados para o recebimento de resíduos da construção civil (RCC), podas, volumosos (móveis) e resíduos da coleta seletiva. Restos de obras e demolições como pisos, azulejos, cimento e terra, madeiras, sobras de poda, móveis, papel, papelão, plásticos, vidros, latas de tinta e metais são exemplos dos materiais que podem ser levados ao PEV. O objetivo é diminuir a quantidade de lixo descartado irregularmente em locais públicos, terrenos baldios e córregos, evitando assim a proliferação de doenças, enchentes e de animais.

Projeto do SLU prevê a construção de 58 PEV, seis ainda este ano. A proposta é que seja instalado um a cada cinco quilômetros de distância. Não há custo para a entrega dos resíduos, e cada cidadão pode entregar até 1m³ de RCC, por dia. O posto de atendimento receberá entulhos da população. Os resíduos destinados aos PEVs serão recolhidos no momento em que os contêineres estiverem cheios. Os materiais recicláveis serão encaminhados para as cooperativas e os rejeitos destinados para o aterro.

O assessor especial da Diretoria Geral do SLU, Guilherme de Almeida, afirma que os PEV são de extrema importância para o DF, e diz que o Governo de Brasília pretende transformar os mais de mil pontos sujos encontrados no DF em locais de convivência comunitária e uma das opções é o PEV. “Sua implementação passa pela análise de questões ambientais, fundiárias, urbanísticas, e sociais. Esse último aspecto está relacionado à adesão da população em aceitar a instalação desse tipo de equipamento público”, acrescenta Guilherme.

O PEV faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Atualmente, a única área autorizada a receber entulho é o Aterro do Controlado do Jóquei, localizado na Cidade Estrutural.

O SLU abriu, no último dia 17, pregão eletrônico para a contratação da empresa que ficará responsável pela construção do primeiro PEV, no Núcleo de Limpeza Urbana de Ceilândia (Nucei).

Leia mais:

Aberto pregão eletrônico para construção de Ponto de Entrega Voluntária

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153