Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/15 às 20h53 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Paranoá e Varjão recebem o “De Olho na Coleta”

Projeto visa o envolvimento das lideranças comunitárias na coleta convencional

(Brasília, 29/06/2015) – O “Projeto de Olho na Coleta” prossegue conscientizando as lideranças comunitárias para a fiscalização da coleta convencional. Outro assunto discutido nos encontros é a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) como forma de melhorar as condições do recolhimento dos resíduos gerados pela população. Para isso a diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos, se reuniu na última quinta-feira (25), nas Administrações Regionais do Paranoá e Varjão para tratar desses temas.

No Paranoá, a diretora-geral explicou a proposta do projeto de visitar as Administrações Regionais para identificar, junto à população, pontos onde há descarte indevido de resíduos (chamados de bota-fora) e propor uma nova utilização pública para esses locais. “O SLU ao fazer a limpeza regular desses bota-fora, a população entende que se continuar descartando nesse local o poder público sempre recolherá os resíduos. Por isso propomos, para esses espaços, um lugar de convivência”, completou Kátia.

Em recente reunião, a Administração Regional do Paranoá apresentou uma proposta completa com estudos e autorizações necessárias para a construção de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) em um local identificado como bota-fora. A presidente da Associação dos Catadores do Paranoá e Itapoã, Cristiane Pereira, agradeceu a participação do governo para resolver o descarte irregular na localidade. “É bom saber que o o SLU e as Administrações Regionais estão juntos para instalar os PEVs, o que é muito importante para a questão do lixo em nossa região.”, concluiu.

De acordo com o vice-presidente da Associação de Catadores Recicla Mais Brasil, William Sousa Santos, o principal ponto a ser trabalhado para que o projeto dê certo é divulgar e informar a população a respeito dos PEVs. “As pessoas não têm informações sobre como realizar a coleta corretamente e por isso não conseguem fazer um bom trabalho que ajudaria não só a comunidade, mas o próprio SLU”, afirmou.

O administrador regional do Paranoá e Itapoã, Eduardo Rodrigues, destacou a importância de o programa convocar reuniões para a troca de informações. “Considero fundamental que os órgãos do DF tenham essa interação, que consultem uns aos outros, até mesmo de forma presencial. É diferente visitar e conhecer a realidade do local do que apenas mandar um ofício ou telefonar”, afirmou.

Varjão
A reunião na Administração Regional do Varjão abordou a implementação de pontos de compostagem, com o material orgânico coletado na cidade em áreas de recuperação ambiental. Além disso, a Administração Regional requisitou a ajuda do SLU para a realização de campanhas de conscientização da população sobre a coleta domiciliar. Além disso, foram ouvidos moradores da região e membros da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Varjão. 

A presidente do Conselho de Segurança do Varjão, Joana Regina da Silva, falou sobre os problemas que a cidade tem enfrentado com a alteração do horário da coleta seletiva. Ela viu a oportunidade da reunião como uma iniciativa excelente para a população expressar suas preocupações. “Acho excelente o SLU vir e ouvir as ideias da população. É exatamente o que queremos. Nós que somos moradores e estamos aqui para tentar ter uma qualidade de vida melhor para nós e, principalmente, para os nossos filhos. Eu adorei a reunião e estarei presente na próxima”, concluiu. 

O administrador Regional do Lago Norte e Varjão, Marcos Woortmann, também apreciou a visita do SLU e parabenizou a iniciativa do programa. “É importante sempre escutar as lideranças comunitárias, pois elas são capazes de pensar as melhores soluções para os lugares em que elas vivem. Assim, ouvindo-as, nós conseguimos as melhores políticas públicas e, por essa iniciativa, o SLU está de parabéns”, completou.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153