Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/05/20 às 14h52 - Atualizado em 21/05/20 às 14h26

Papa Entulhos operam normalmente durante quarentena

De acordo com servidores que atuam no local, demanda aumentou neste período

 

Um dos locais criados para atender à demanda de recebimento de entulhos para a população do DF, os papa entulhos seguem em operação normal, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. São dez unidades em funcionamento em todo o DF, gerenciadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que abrem de segunda a sábado, das 7h às 18h.

 

 

E nesse período de isolamento, a quantidade de resíduos recebidos no local não diminuiu. De acordo com a servidora do Papa Entulho de Ceilândia, Cleide Gonçalves, a demanda até aumentou. “Tem muita gente aproveitando que está em casa para fazer aquela reforma ou faxina e tirando muitos móveis velhos de casa. Alguns dias chegamos a receber até 50 veículos trazendo entulhos aqui”, disse a servidora. O atendimento é realizado com cuidado: servidores com máscaras e uso constante de álcool em gel.

 

O Papa Entulho é um ponto de entrega voluntária (PEV) de entulho, podas, volumosos, materiais recicláveis e óleo de cozinha usado. O local é preparado para receber diariamente, por pessoa, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa de água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis, vasos, sofás, etc) e restos de podas.

 

O entulho, galhadas e volumosos inservíveis são encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE). Móveis que ainda podem ser utilizados são doados para entidades assistenciais cadastradas.

 

Além das 10 unidades já em operação, o SLU pretende inaugurar novos papa entulhos em breve. A unidade de Águas Claras está praticamente pronta, aguardando apenas a instalação da subestação de energia elétrica para entrar em operação. Já para Santa Maria serão entregues duas unidades e a previsão é de que a ordem de serviço para início das obras seja assinada esta semana.

 

No ano de 2019, os 10 papa entulhos do DF receberam 8.659 toneladas de resíduos, o que demonstra a importância desses locais para inibir o descarte clandestino de entulho em vias públicas, contribuindo para a limpeza pública e também saúde da população.

 

Para saber o endereço dos papa entulhos no DF, acesse: http://slu.df.gov.br/papa-entulho/.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153