Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/20 às 13h52 - Atualizado em 4/02/20 às 12h35

Papa-entulho de Águas Claras vai ajudar a manter limpeza da região

Obras estão em fase final; espaço ajudará a combater o descarte irregular de entulhos

ASCOM SLU

 

Os mais de 135 mil moradores de Águas Claras receberão em breve uma nova estrutura para ajudar a manter essa região administrativa do DF mais limpa: é o papa-entulho, um local adequado para a destinação final de pequenos volumes de entulhos pela população. Serão três contêineres para recebimento do material como restos de construção, móveis velhos, óleo de cozinha e restos de podas de árvore. Cada cidadão pode descartar até um metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de entulho por dia, gratuitamente.

 

O local poderá receber ainda resíduos recicláveis, que serão encaminhados para as cooperativas do DF. Mas não será permitido levar ao papa-entulho resíduos orgânicos, como restos de comida. Isso impedirá que o local exale mau cheiro. O local também não receberá resíduos especiais, como pilhas, lâmpadas ou bateria, que fazem parte da política de logística reversa e devem ser encaminhados para descartes específicos em pontos de coleta de material eletrônico.

 

A estrutura está sendo erguida no Lote 24 da Avenida Jacarandá, perto da Linha de Transmissão de Furnas. Uma pesquisa rápida na internet permite constatar a importância da obra: pelas imagens de satélite, é possível verificar que, a poucos metros do local onde o papa-entulho está sendo construído, existem vários terrenos com descarte irregular de entulhos.

 

A poucos metros do local onde o papa-entulho está sendo construído, existem vários terrenos com descarte irregular de entulhos (Imagem de satélite)

 

Águas Claras está entre as dez regiões administrativas mais populosas do DF. São mais de 700 edifícios construídos e mais de 100 em processo de construção. Um verdadeiro canteiro de obras. Na região administrativa existem dois grandes pontos críticos de descarte irregular de resíduos e entulho. Já em Arniqueiras, região administrativa que faz divisa com Águas Claras e que também será beneficiada com o papa-entulho, são pelo menos dez pontos críticos de descarte irregular. Locais que, mesmo com limpeza, voltam a ser utilizados de forma clandestina para descarte de resíduos e entulhos pela população.

 

Atualmente, os resíduos de construção civil podem ser entregues (quando em pequenos volumes) em qualquer um dos papa-entulhos distribuídos no DF. Nos casos de volumes acima de um metro cúbico, é necessário contratar uma empresa especializada para esse tipo de serviço, para que o material seja destinado à Unidade de Recebimento de Entulho (URE), no antigo Lixão da Estrutural. As empresas precisam ser cadastradas no sistema do SLU.  

 

O novo papa-entulho de Águas Claras deverá ser entregue na primeira quinzena de março. Será o 11º do Distrito Federal. O governo espera construir neste ano mais 20 unidades de papa-entulho, ao custo de R$ 300 mil cada.

 

 

SLU - Governo de Brasília

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153