Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/08/15 às 11h51 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Oficina para o descarte adequado dos resíduos de saúde recebe mais de 200 pessoas

Durante dois dias seguidos, iniciativa reúne SLU, Agefis e catadores

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e Agência de Fiscalização (Agefis), realizou nos dias 6 e 7 de agosto a capacitação “Resíduos de Saúde no Distrito Federal: Uma Oficina para o Descarte Adequado”.

A iniciativa contou com mais de 200 pessoas. Servidores do SLU, da Agefis, Secretaria de Saúde (SES) e catadores compareceram ao evento. Problemas e soluções foram discutidos e serão consolidados em um relatório. A previsão é disponibilizar esse documento a outros órgãos representativos do Governo de Brasília, com a intenção de que a gestão de resíduos de saúde seja aprimorada no DF.

Na mesa de encerramento do evento estavam a gerente de Gestão Ambiental do SLU, Maria Fernanda Barbosa, a professora do curso de Farmácia e do programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade da Ceilândia, Dayani Galato, a superintendente da Agefis, Adriana Moreira, a servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e assistente social, Ludmila Suaid, a professora do curso de Saúde Coletiva da UnB, Vanessa Cruvinel e a catadora Maria Eneide, da Associação Recicle a Vida. “É muito importante esse tipo de iniciativa. Essa capacitação nos ajudou a entender correta destinação dos resíduos de saúde”, afirma a catadora.

Para a professora do curso de Saúde Coletiva da UnB, Vanessa Cruvinel, a intenção é que o projeto se transforme em uma oficina de educação permanente, e para isso o foco é na elaboração do documento formal. “O nosso objetivo principal era sensibilizar e eu acho que conseguimos alcançar”, concluiu a professora.

A gerente de Gestão Ambiental do SLU, Maria Fernanda Barbosa, reforça a importância da continuidade dos diálogos com as diversas instituições relacionadas ao tema. “Precisamos apresentar esses resultados para representantes de diversos setores envolvidos, como os hospitais particulares, a Gerência de Hotelaria da SES/DF, clínicas veterinárias, conselhos de farmácia e entre outros”, afirmou.


SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153