Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/07/16 às 17h11 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Mutirão de divulgação sobre a coleta seletiva no Núcleo Bandeirante

SLU, Administração Regional e cooperativa Renascer se unem para conscientizar moradores sobre a separação dos resíduos

 

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a cooperativa de catadores de materiais recicláveis Renascer e a Administração Regional do Núcleo Bandeirante realizaram, nesta quarta-feira (27), orientação porta-a-porta com os moradores da cidade sobre a coleta seletiva.


O serviço havia sido suspenso nessa Região Administrativa e foi retomado neste mês, por meio da contratação da cooperativa Renascer, que também é responsável pelo recolhimento dos materiais recicláveis na Candangolândia. Outras três cidades foram contempladas com o retorno da coleta seletiva: Brazilândia, Samambaia e Santa Maria. 

O mutirão visa divulgar a retomada do serviço e sensibilizar a população sobre a importância de separar de forma correta os resíduos domiciliares. As equipes distribuíram panfletos educativos tanto nas quadras comerciais quanto nas residenciais.


O evento reuniu aproximadamente 30 mobilizadores e contou com a presença do administrador Regional do Núcleo Bandeirante, Cleudimar Sardinha. Durante o mutirão, foram apresentadas as placas que a serão instaladas nas ruas da cidade, com informações sobre os dias e horários da coleta seletiva.


Como colaborar com a coleta seletiva


A população do Núcleo Bandeirante pode colaborar com a coleta seletiva de forma simples. Para fazer a separação em casa, basta ter duas lixeiras (ou sacos), uma para resíduos recicláveis e a segunda para orgânicos e rejeitos. São classificados como recicláveis: garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, potes de shampoo, tubos de pasta de dente, sacolas e embalagens plásticas em geral, isopor, latas e objetos de metal, jornais, papeis, papelões limpos, caixas de leite e de sucos, entre outros. 


Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de furtas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papeis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico, fraldas e vidro. Quanto a esse último material, vale esclarecer que a reciclagem de vidro no DF atualmente não é viável e por isso esse resíduo deve ser descartado no recipiente destinado aos orgânicos e rejeitos.


Para evitar esses acidentes, o SLU recomenda que o morador embale os recipientes de vidro (inteiros ou quebrados), cacos e outros materiais cortantes em folhas de jornal, caixas, garrafas pet ou outro material resistente. Outra dica é pressionar as tampas das latas para dentro. Garrafas PET podem ser utilizadas como recipientes para alfinetes, agulhas pregos, espetinhos de churrasco e outros materiais pontiagudos.


A coleta seletiva no Núcleo Bandeirante é realizada nas segundas-feiras e quintas-feiras, no período matutino (quadras residenciais), nas segundas-feiras e quintas-feiras, no período vespertino (quadras comerciais). Aos sábados pela manhã, apenas quadras comerciais.   

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153