Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/18 às 11h50 - Atualizado em 29/10/18 às 17h28

Movimento #OcupeOLago: pessoas e instituições em prol do meio ambiente 

PATRÍCIA KAVAMOTO

 

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Para celebrar essa data, o momento brasiliense #OcupeOLago, realizou no último domingo (18), um grande evento no Lago Paranoá, com a participação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A orla da Ponte JK recebeu atrações esportivas e culturais. O projeto integra a programação do 8º Fórum Mundial da Água.

 

Durante o evento, houve a coleta subaquática de resíduos. Foram recolhidos do fundo do lago: 4,0kg de plástico do tipo PET; 5,9kg de latas de alumínio; 2,3kg de vidros; 1,6kg de borracha; 1,5kg outros metais; 0,5kg de plásticos; 1,3kg de madeira e 7,0kg de rejeitos. Parte da quantidade de resíduos recicláveis foi selecionada pelo artista Junai para uma obra de arte no 8º Fórum Mundial da Água. O restante somado ao total coletado na área terrestre do evento, o #OcupeOLago destinou à Cooperativa de Reciclagem Ambiental da Cidade Estrutural (Coorace).

 

De acordo com o idealizador do movimento e presidente da Associação Ocupe o Lago, Marcelo Ottoni , o evento tem o propósito de mobilizar pessoas e instituições, de forma recreativa e saudável, para realizar uma ação cidadã em prol do Lago Paranoá e do uso consciente dos recursos hídricos.

 

“Trabalhamos de forma harmônica: o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. Desde o primeiro evento, o SLU tem dado apoio. Retiramos mais de 50 toneladas de resíduos do fundo, do espelho e das margens do lago. A parceria com o órgão é fundamental nessa missão de cuidar da água”, comentou Ottoni.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153