Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 17h07 - Atualizado em 29/10/18 às 17h28

Intervenção do artista plástico Junai atrai olhares no 8º Fórum Mundial da Água

PATRÍCIA KAVAMOTO

 

A intervenção dos artistas plásticos Junai e Caju, integrantes do Projeto Musiclar, foi o centro das atenções no 8º Fórum Mundial da Água (FMA), desta quarta-feira (21). Parte dos resíduos coletados durante a quinta edição do Movimento #OcupeOLago, realizado no último domingo (18), foram utilizadas em utensílios e obras de arte na Vila Cidadã. A ação contou com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

 

Durante a apresentação, surgiu o boneco “Zé Limpeza”. “Ele é fruto dos resíduos gerados no Lago Paranoá e foi batizado aqui com muita música, além de atividades interativas”, afirmou Junai. Alunos de diversas escolas do DF também tiveram a oportunidade de conhecer outros personagens como  “Garrafildo”, “Ratolino”, “A Cobra” e “Guaxininzinho”, além de brinquedos pedagógicos. “Todos feitos com materiais reaproveitáveis”, acrescentou o artista.

 

Segundo Junai o objetivo da intervenção foi semear um trabalho coletivo. “Nosso intuito é abrir a visão dos espectadores de como reutilizar esses resíduos de forma que não foque apenas no acabamento final. Muitas vezes o público não vai ver esses produtos sendo transformados. Hoje tivemos a iniciativa de mostrar a transformação de uma instalação, de uma obra que eles participaram”, explicou o artista.

 

A Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da Secretaria de Governo da Presidência da República coordena intervenções culturais, artísticas e educativas no 8º Fórum Mundial da Água (FMA), com o intuito de demonstrar aos participantes um pouco das possibilidades de abordagens da temática água, por meio de manifestações artísticas e culturais. As apresentações também servem para uma breve mostra do grande potencial criativo e artístico dos brasileiros.

 

Leia Mais

Movimento #OcupeOLago: pessoas e instituições em prol do meio ambiente 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153