Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/15 às 19h39 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

SLU promove Rodas de Diálogo na Administração do SCIA/Estrutural

Iniciativa pretende aproximar atores sociais envolvidos no Lixão do Jóquei

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) promoveu, nesta última quinta-feira (11), na administração do SCIA/Estrutural, mais uma edição das Rodas de Diálogo. O objetivo é estreitar o relacionamento com o público diretamente envolvido ou afetado pelo plano de intervenção no Lixão do Jóquei, que almeja encerrar a prática de atividades irregulares no local.   

As Rodas de Diálogo são reuniões que abordam temas de interesse comum e utilizam a metodologia que atribui a figura do mediador, a regência dos participantes. Essa sistemática proporciona um clima de harmonia, reflexão e partilha, a fim de estimular o diagnóstico de problemas e a busca de possíveis soluções. Como parte da didática, utiliza-se o recurso de sintetizar graficamente as diretrizes debatidas durantes as reuniões. Num painel, são elaborados desenhos que ilustram diretrizes discutidas.

 

Nesse encontro, foram compartilhados pelos moradores da Estrutural e demais convidados, os principais obstáculos desencadeados pela presença do lixão na cidade. Também são levantados pelos participantes, os pontos positivos e negativos das iniciativas do Governo de Brasília no local.

 

A assessora do SLU, Sizue Imanishi, coordenou o encontro que contou com a presença da representante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Vera Lúcia, a qual é responsável pelo Projeto Fênix de mediação de conflitos. O Administrador Regional da Cidade Estrutural, Evanildo da Silva Macedo, que é morador da Cidade Estrutural desde 1995, e o gestor ambiental e ilustrador Winy Vasconcelos também participaram da iniciativa. 

 

“As rodas de diálogo são importantes, porque as partes envolvidas relatam assuntos que desconhecíamos e conseguem fazer suas contribuições, bem como críticas sem nenhum tipo de censura”, afirma a assessora do SLU, Sizue.

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153