Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/18 às 16h08 - Atualizado em 17/04/18 às 16h31

IBRAM emite licença ambiental para as atividades na URE

COMPARTILHAR

LUANA LEMES

 

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) emitiu a Licença Ambiental Simplificada para as atividades da Unidade de Recebimento de Entulho (URE). O documento foi emitido na última sexta-feira (6) e já foi publicado no DODF da última terça-feira (10) – pag.: 35.

 

A URE já está em pleno funcionamento desde o dia 29 de janeiro deste ano. Todos os transportadores de resíduos que por lá descartam suas demandas de entulho, devem estar cadastrados no Sistema de Gerenciamento de Resíduos, além de emitir a cada viagem o Controle de Transporte de Resíduos (CTR). Tanto o cadastramento, quanto a emissão do documento podem ser feitos aqui, no site do SLU.

 

Força-tarefa

Desde o dia 2 de abril, todos os transportadores de entulho são obrigados a portar o CTR, sob pena de multa, inclusive para descartar na URE. O SLU montou uma força-tarefa com o apoio da PMDF, Agefis e DER, afim de melhor atender as demandas nos primeiros dias da cobrança do documento.

 

A equipe da Diretoria de Gestão de Modernização e Gestão Tecnológica (DIGET) também esteve durante toda a semana passada na URE para orientar os possíveis “desavisados” de como emitir o documento. “Ficamos com os balanceiros durante uma semana. Agora todos estão preparados para tirar dúvidas e orientar os motoristas sobre a emissão do CTR e o cadastramento”, disse Ângelo Oliveira, chefe do Núcleo de Projetos da DIGET.

 

Segundo Oliveira, os balanceiros não terão muito trabalho, já que a maioria dos motoristas já tem o conhecimento da operação do sistema e a equipe está afinada. “De 300 viagens, cerca de 20 dão algum tipo de problema por parte das transportadoras, mas resolvemos ali mesmo informando o passo a passo”, completou.

 

Os dados atualizados até a data de hoje informam que 1.231 empresas e autônomos já estão cadastrados no sistema, portanto aptos para a emissão do documento.

SLU - Governo de Brasília

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153