Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/17 às 17h16 - Atualizado em 29/10/18 às 17h27

Grandes Geradores e Planos de Saneamento Básico são tratados no Conlurb

O tema grandes geradores foi tratado na 21ª Reunião do Conselho de Limpeza Urbana (Conlurb), realizada nesta terça-feira (1º). Durante o encontro, o diretor-adjunto do SLU, Silvano Silvério, apresentou aos conselheiros o cronograma de implementação da Lei nº 5.610/2016.

“O SLU está fazendo um trabalho compartilhado com a Agefis. Ontem (31 de julho), foi o limite para os grandes geradores que geram acima de 2 mil litros de resíduos por dia tomarem as providências para adequação à lei. Hoje, foi realizado um trabalho de notificação em estabelecimentos que ainda não se cadastraram para o cumprimento dessa legislação”, afirmou Silvano.

A superintendente de Fiscalização de Atividades Ambientais e Urbanas da Agefis, Adriana Moreira, explicou a atuação dos fiscais. “Nesta terça-feira, foram vistoriados 167 estabelecimentos. Notificamos e damos um prazo de cinco dias para regularização. Até o dia 31 desse mês, mais 3 mil serão visitados”, disse. Adriana ainda enfatizou o papel do grande gerador na gestão dos resíduos. “Ele é responsável pelo gerenciamento de toda a cadeia (coleta, transporte, tratamento e destinação final)”, afirmou.

Os conselheiros do Conlurb também assistiram à apresentação prévia dos produtos 3 (Prognóstico) e 4 (Programas e Projetos) que irão compor o Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos (PDGIRS). Os esclarecimentos foram feitos pelo diretor Técnico do SLU, Paulo Celso dos Reis, que também mostrou as metas a curto, médio e longo prazo do PDGIRS.

Nos dias 7 e 8 de agosto em Taguatinga e no Plano Piloto, respectivamente, o Governo de Brasília realiza as duas últimas audiências públicas sobre os Planos Distritais de Saneamento Básico (PDSB) e PDGIRS, que vão orientar as políticas públicas do setor para os próximos 20 anos. Os documentos estão disponíveis para consulta pública pela internet e são a última oportunidade para que a sociedade civil organizada e interessados discutam e apresentem sugestões à comissão técnica que formula os dois planos.

Para conhecer as propostas em discussão para o PDSB e PDGIRS e apresentar sugestões aos documentos “Prognósticos, condicionantes, diretrizes, objetivos e metas” e “Programas, projetos, ações e definição das ações para emergências e contingências”, acesse o site http://www.planodesaneamentodf.com.br/.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153