Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/08/15 às 21h21 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Fogo no Lixão do Jóquei está controlado

Corpo de Bombeiros, SLU e Defesa Civil trabalham para extinguir incêndio que atingiu 10 mil metros quadrados. Previsão é que combate siga até quinta-feira (6)

 O incêndio no Lixão do Jóquei, que começou no sábado (1º), foi controlado na madrugada desta segunda-feira (3), segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Membros da corporação, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Defesa Civil atuam para extinguir o fogo, que atingiu 10 mil metros quadrados (o equivalente a um campo de futebol) do total de quase 2 milhões de metros quadrados do lixão, na Estrutural. A expectativa é que o combate siga até quinta-feira (6).

A integridade de quem trabalha no local está garantida, e as atividades continuam, de acordo com a diretora-geral do SLU, Kátia Campos. “Os trabalhadores estão informados de que precisam ficar distantes da área afetada.” Segundo ela, ainda na sábado à noite, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, fez-se um aceiro (desbaste) para delimitar a região queimada e evitar que as chamas se espalhassem. Monitorada durante 24 horas, a área está isolada pela Defesa Civil e deve permanecer assim por pelo menos uma semana. Em paralelo, o SLU atua para esclarecer as causas, ainda sem previsão de quando poderá informá-las.

Por se tratar de um fogo subterrâneo, os bombeiros usam técnica de abafamento, conforme explicou o comandante-geral da corporação, coronel Hamilton Santos Esteves Junior. Nesse caso, emprega-se terra para evitar a entrada de ar e o alastramento das chamas. Caminhões-pipa são utilizados para resfriar o terreno e garantir que as máquinas necessárias se aproximem dos espaços a serem atendidos.

Parque Nacional
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros disse que a preocupação de o incêndio se alastrar até o Parque Nacional já está praticamente descartada. “O parque está a cerca de 500 metros da área atingida, mas agora as chances de que ele seja comprometido são mínimas.”

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153