Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/07/19 às 10h39 - Atualizado em 30/07/19 às 14h29

É o fim das sacolas plásticas nos estabelecimentos do DF

LUANA LEMES/ASCOM SLU

 

O governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei Nº 6.322, de 10 de julho de 2019 que proíbe a distribuição ou venda de sacolas plásticas no Distrito Federal. A decisão foi publicada no DODF do dia 11 de julho. Uma vitória não somente para o meio ambiente, mas também para o SLU, que articulou a elaboração do projeto juntamente com a Fecomércio e o Sindicato dos Supermercados (Sindsuper-DF).

 

Há muito tempo os servidores do SLU, Adriana Alves, Rondinele Mota e Luciene Velez vinham articulando as tratativas para a elaboração do texto do projeto com a Fecomércio e, em abril deste ano, a parte técnica avançou. “A última reunião foi com o presidente do SLU, Felix Palazzo e o presidente da Fecomércio, Francisco Maia, juntamente com a Assessoria de Comunicação e Mobilização do SLU para essa construção”, disse a educadora ambiental do SLU, Luciene Velez.

 

De acordo com o texto os estabelecimentos comerciais ficam proibidos de distribuir ou vender sacolas plásticas à base de polietileno, propileno, polipropileno ou matérias-primas equivalentes. Também devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis ou adotar sacolas feitas com material biodegradável ou biocompostável.

 

O projeto foi apresentado para o deputado distrital Leandro Grass (Rede) e aprovado pela Câmara Legislativa do DF no dia 5 de junho, data que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Agora os estabelecimentos terão um ano para se adequarem a lei.

 

Para o SLU a lei vai contribuir muito para a gestão dos resíduos do DF, já que as sacolas podem levar séculos para se decompor, além de sobrecarregar o Aterro Sanitário de Brasília.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153