Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/15 às 18h22 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Descarte de resíduos sólidos é tema do XIX Vem Saber

Capacitação traz reflexão sobre o processo de sensibilizar a comunidade 

A XIX edição do Vem Saber, realizada na última quarta-feira (23), abordou o descarte de resíduos sólidos. A palestrante foi a bióloga Kátia Machado Vieira, consultora do Sebrae/DF. No encerramento da capacitação, houve uma oficina sobre as formas de sensibilizar a comunidade para questões que envolvem a limpeza urbana.

Segundo a consultora, os resíduos sólidos urbanos estão classificados em três categorias: orgânico, inorgânico e industrial. Há também os resíduos especiais, que são resíduos criados especialmente por indústrias como, por exemplo, agrotóxicos, materiais hospitalares e resíduos de indústria químicas.

Durante a palestra, Kátia enfatizou a importância de sensibilizar as pessoas para que a mensagem desejada tenha efeito. A consultora ainda disse que cada comunidade guarda uma cultura e um modo de pensar. Essas diferenças irão influenciar na eficiência da mensagem. “Não há problema em pegar referências de outros projetos, mas é preciso adaptá-lo de acordo com o local onde ele será aplicado”, complementou Kátia.

Kátia também falou sobre a ordem do funcionamento de como deveria ser ciclo de vida dos produtos. Ela explicou que é necessária uma diminuição na geração dos resíduos, a reutilização de seus componentes, a reciclagem e o tratamento e, por fim, a disposição adequada dos seus rejeitos. Como exemplo, ela citou que é possível usar como oportunidade a recuperação energética dos resíduos sólidos. “Lixo não existe, mas sim matéria-prima não aproveitada”, defendeu.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153