Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/15 às 14h32 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

De olho na coleta chega à Ceilândia

Envolvimento de lideranças comunitárias na fiscalização das coletas

O projeto De olho na Coleta visitou a cidade de Ceilândia, na última quinta-feira (13). A iniciativa visa envolver líderes comunitários na fiscalização da coleta convencional e seletiva. O encontro contou com a presença da diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos, e sua equipe técnica, além do administrador Regional de Ceilândia, Vilson Oliveira e fiscais da Agefis.

A diretora-geral Kátia apresentou o projeto e enfatizou a importância da participação da comunidade. Em seguida, reforçou a preocupação do governador Rodrigo Rollemberg com a limpeza pública e relembrou que a primeira iniciativa governamental, Levanta DF, foi realizada em Ceilândia.

Cidade com maior número de domicílios do DF, 127 mil, segundo dados do último Censo do IBGE, Ceilândia também possui a maior população (402 mil habitantes). Com esses dados, a região se enquadra como um grande desafio para a manutenção da limpeza urbana. Segundo o administrador, será uma satisfação participar deste projeto em parceria com a comunidade e lembrou que a regional conta com mais estrutura, após o recebimento dos maquinários, os quais são utilizados nos serviços de retirada de lixo e recolhimento de entulho, tapa buracos, jardinagem e reparos de estradas rurais e urbanas. “Contamos com as lideranças comunitárias para nos apoiar na conscientização sobre limpeza da cidade”, disse Vilson.

Pontos de Entrega Voluntária

Outro assunto em discussão, foi a instalação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). O assessor do SLU, Guilherme de Almeida, mostrou para as lideranças comunitárias o projeto que pretende transformar os pontos de despejo irregular de resíduos em PEVs. Nesses espaços, serão erguidas estruturas para o recebimento de pequenos volumes de resíduos (até um metro cúbico). Guilherme pediu que a Administração Regional, em parceria com as lideranças comunitárias, indicassem as áreas mais propícias para a instalação desses equipamentos públicos.

As lideranças presentes apoiaram o projeto e enfatizaram a importância da Agefis no processo de fiscalização. Além disso, elogiaram a iniciativa de informar preliminarmente a população sobre as ações do governo.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153