Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/19 às 17h47 - Atualizado em 23/04/19 às 17h52

Criança coloca em prática ideia sustentável

LUÍZA BARBOZA

 

Estimulado pelo escotismo a melhorar a consciência ambiental e ecológica da população, Thiago dos Anjos, escoteiro lobinho de apenas 8 anos, teve uma ideia inovadora para coletar lixo eletrônico. Com a ajuda de sua mãe, Iara, ele recortou e repaginou cinco garrafões de água de 10 litros para transformá-los em recipientes adequados para o armazenamento de pequenos eletrônicos, como celular, fio, bateria, pilha, mouse etc, que antes iam para o lixo comum.

 

O lixo eletrônico é tóxico, muito prejudicial à natureza e à saúde pública. O descarte incorreto dos eletrônicos causa graves danos ao meio-ambiente devido a liberação de substâncias químicas desses aparelhos, como chumbo, mercúrio e cádmio.

 

Os cinco garrafões de Thiago foram distribuídos em cinco locais estratégicos do Distrito Federal, como pontos comerciais da Asa Norte, Vila Planalto e Taguatinga. Os resíduos acumulados serão retirados pela Thiago e sua mãe e encaminhados para a ONG Metarreciclagem, onde as peças serão recicladas. Com sua iniciativa, Thiago dá uma demonstração de que cada um pode contribuir com o meio ambiente, mesmo sendo criança.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153