Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/09/20 às 12h15 - Atualizado em 10/09/20 às 19h36

Cooperativas voltam com serviço de triagem nas usinas de compostagem

As unidades recebem parte da coleta convencional e tudo passa pelas mãos dos catadores

Luana Lemes

 

As quatro cooperativas de catadores que atuam nas Usinas de Tratamento Mecânico e Biológico (UTMB) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retornam com a prestação de serviço de triagem nas duas unidades desde segunda-feira (31).

As cooperativas Renove, Cooperlimpo, Cataguar e Apcorc são as últimas cooperativas a retornarem suas atividades depois da suspensão da coleta seletiva no DF. Nas duas usinas, esses trabalhadores fazem a triagem dos recicláveis do lixo da coleta convencional e também tiveram seus planos de prevenção de risco e segurança aprovados.

Na usina da Asa Sul, a cooperativa Renove voltou ao trabalho dia 25 de agosto e a Cooperlimpo, que também atua no local, retornou nesta segunda-feira , juntamente com as cooperativas Cataguar e Apcorc, que fazem a triagem na usina de Ceilândia. Todas passaram por uma capacitação com servidores do SLU antes de retornarem ao serviço.

“Falamos sobre a necessidade de cumprir o que está no plano de segurança com relação aos turnos e os equipamentos de proteção individual, que são diferentes dos usados nos outros galpões”, explicou o assessor especial do SLU, Francisco Mendes referindo-se as luvas de cano longo, avental e a máscara face shield.

A presidente da cooperativa Renove, Eva Barros, explicou como está acontecendo essa volta aos trabalhos. “Dividimos os catadores em dois grupos: um trabalha hoje e o outro amanhã. Assim mesmo, de forma alternada. São seis horas de trabalho que acontece de 7h às 13h. Todos entendem que é preciso ser dessa forma para nossa segurança”, disse.

As UTMBs funcionam em três turnos: manhã, tarde e noite. Juntas são responsáveis pela produção do composto orgânico no DF destinado para agricultura familiar. Só no ano passado foram produzidos mais de 62 mil toneladas de composto orgânico e, nos primeiros três meses deste ano, mais de 17 mil toneladas.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153