Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/19 às 17h25 - Atualizado em 30/09/19 às 12h52

Cooperativa de catadores inaugura Centro de Capacitação e Tratamento de Resíduos

 

Luana Lemes/Ascom SLU

 

Na manhã desta quarta-feira (25) os catadores da cooperativa Recicle a Vida e Rede Alternativa celebraram a inauguração do Centro de Capacitação e Tratamento de Resíduos, em Ceilândia. O SLU foi um dos convidados de honra para a entrega do novo espaço.

 

Há anos a Recicle a Vida está instalada no galpão que foi totalmente reformado e ampliado com salas para capacitação dos catadores e sua família, com cursos profissionalizantes de informática, cabeleireiro, corte e costura e manicure.

 

Além disso, o centro de capacitação também pensou no conforto dos catadores e instalou um refeitório amplo onde os cooperados fazem suas refeições produzidas por lá mesmo, na nova cozinha industrial que fica ao lado. Um sonho que foi concretizado graças ao apoio de colaboradores e ações do governo como a contratação dos catadores pelo SLU.

 

“Em 2016 as coisas mudaram na vida dos catadores quando o SLU contratou as cooperativas. Hoje nós recebemos pelo serviço de triagem e coleta seletiva e já temos um processo para aumentar a nossa rota, ou seja, mais um crédito para nós”, disse Cleusimar Alves, presidente da Recicle a Vida.

 

O diretor-adjunto do SLU, Gustavo Souto, parabenizou a cooperativa pelo sonho realizado. “Estamos vendo aqui exemplo de um Brasil e de uma Brasília que nós queremos. De gente que se uniu, que acreditou e que teve um sonho que hoje estamos vendo realizado. Parabéns!”, disse.

 

O local estava lotado com a presença dos catadores que, além de compartilharem esse momento de vitória, também se emocionaram com a orquestra do Instituto Reciclando Sons, que há 18 anos ensina música para crianças e adolescentes de baixa renda da Estrutural.

 

Também estavam entre os convidados o presidente da FUNASA, Ronaldo Nogueira; o secretário de Relações Institucionais do DF, Victor Paulo e o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), Roberto Carlos Batista.

 

SLU - Governo de Brasília

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153