Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/15 às 18h13 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Conferência do Corsap no DF elege dez delegados titulares

Representantes terão direito à voz e voto na Conferência Regional dos dias 22 e 23 de outubro

A Etapa Local do Distrito Federal da I Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais, realizada na última quarta-feira (19), elegeu dez delegados titulares. Eles participarão como representantes do DF, na reunião marcada para os dias 22 e 23 de outubro, do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (CORSAP-DF/GO). O papel deles é definir propostas para comporem o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o Plano Regional de Manejo nas Águas Pluviais de Drenagem Urbana. 

O diretor-adjunto do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Silvano Silvério, considerou importante a realização da Etapa Local do DF e das Conferências em cada município que compõe o CORSAP-DF/GO. “Nesses encontros surgem as propostas para os dois planos que serão debatidos na etapa Regional. Ao meu ver, a conferência é um instrumento de participação e controle social da sociedade, uma das marcas mais importantes desse governo”, completou.

Representante da Central de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Centcoop), Julio Gleisson Rodrigues, foi eleito delegado titular no setor de usuário efetivo ou potencial de serviços púbicos de manejo dos resíduos sólidos, de drenagem e de manejo das águas pluviais. “A importância é extrema, pois o catador conhece as dificuldades, e eu como delegado serei a voz do catador, e lutarei pelo que eles necessitam”, afirmou Julio.

Especialista em Infraestrutura Sênior do Ministério das Cidades, Alexandre Godeiro, esteve presente na Etapa Local do DF e falou sobre a importância do CORSAP-DF/GO. “Foi muito oportuna a decisão da retomada do Consórcio, pois impulsiona as atividades que temos no Ministério como, por exemplo, a elaboração do Plano Regional de Saneamento Básico da Região Integrada e Desenvolvimento do DF e Entorno. Sem contar que é relevante a participação social, e discutir os problemas com a comunidade”, disse.

Durante o encontro, grupos de trabalho desenvolveram propostas para os seguintes eixos temáticos: limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos urbanos; manejo de resíduos sólidos; resíduos especiais (agrotóxicos, hospitalares, industriais, entre outros); microdrenagem e macrodrenagem e manejo de águas pluviais, por último, visão integrada de saneamento básico – articulação entre resíduos sólidos, drenagem, abastecimento de água e tratamento de esgoto. Essas propostas foram debatidas e votadas para, posteriormente, serem levadas à Conferencia Regional de outubro. 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153