Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/20 às 9h27 - Atualizado em 12/05/20 às 15h25

Condomínios terão direito a coleta de lixo porta a porta

Projeto do deputado distrital João Cardoso vai para votação em 2º turno na CLDF

ASCOM SLU

 

O projeto de lei 1147/2020, do deputado João Cardoso, que dispõe sobre a coleta de lixo pelo SLU nos condomínios horizontais do DF, vai à votação hoje em segundo turno na Câmara Legislativa do DF (CLDF). Com a nova lei, o SLU passa a entrar nos condomínios privados para recolher os resíduos porta a porta.

 

 

Na teleconferência realizada ontem pelo deputado João Cardoso para tirar dúvidas sobre o projeto, com a presença do presidente da CLDF, Rafael Prudente, do presidente do SLU, Edson Duarte, da diretora do SLU Eliana Filomena, de vários síndicos e representantes do Sindicato de Condomínios, foi unânime a opinião de que essa solução nasceu de um bom entendimento entre todas as partes envolvidas.

 

“Foi um projeto que nasceu de quem entende do assunto, que são os síndicos, e que ganhou uma roupagem no texto pela equipe do deputado, que procurou o SLU para avaliar a viabilidade técnica e operacional da proposta”, disse o presidente do SLU. Duarte explicou que foi possível encontrar a solução e que a prestação desse serviço não causará impacto financeiro ao SLU. A diretora de Limpeza Urbana do SLU, Eliana Filomena, explicou que o SLU já realiza esse serviço em todo o DF e que só haverá dificuldades nos locais em que o caminhão coletor não tenha espaço para fazer manobras.

 

O deputado João Cardoso se disse satisfeito por atender uma reivindicação dos condomínios e que a aprovação desse projeto representa o jeito de trabalhar de seu mandato, que é ouvindo todas as partes interessadas para resolver o problema. “Se fazemos em comunhão, todos ganham”, resumiu ele.

 

O presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, disse que a expectativa é encaminhar o projeto aprovado para sanção do governador ainda esta semana. Para os representantes de condomínios, o projeto corrige uma antiga distorção. “Ele dá aos moradores dos condomínios, que são cerca de 70% da população do DF, o mesmo direito a um serviço prestado a toda a população”, disse Carlos Cardoso, do Sindi Condomínios.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153