Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/18 às 17h29 - Atualizado em 26/05/20 às 11h24

Compostagem Doméstica

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, “a compostagem é a reciclagem dos resíduos orgânicos. É uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem etc) em adubo (húmus). É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.”

 

Cerca de metade do lixo que geramos é orgânico e a sua redução pode ser feita por meio da compostagem doméstica em quintais, espaços comunitários e até mesmo em apartamentos! Com um pouco de dedicação, os restos de alimentos facilmente viram adubo. Além de produzir um poderoso fertilizante útil para plantas, jardins e hortas de residências, essa iniciativa reduz a quantidade resíduo no Aterro Sanitário de Brasília, ampliando, assim, a sua vida útil.

 

Clique aqui para acessar instruções para confecção de um minhocário caseiro.

 

Para mais informações sobre esta e outras formas de compostagem acesse o manual “Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânico” do MMA clique aqui.

 

Se você deseja saber mais sobre a compostagem industrial, realizada pelo SLU, clique aqui.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153