Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/15 às 16h09 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Coleta Seletiva é tema do XXI Vem Saber

Capacitação contou com a parceria da Adasa

A XXI edição do “Vem Saber”, realizada no último dia 11, abordou a Coleta Seletiva. A capacitação foi ministrada pela consultora da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Fátima Abreu. Durante a palestra, foram discutidas alternativas para Coleta Seletiva, e apresentado o diagnóstico do serviço atual.

Fátima Abreu acredita que Coleta Seletiva é um tema que necessita de atenção, e faz observações ao comportamento dos brasilienses. “Temos uma cultura de desperdiçar, de gerar muito resíduos, a questão do lixo nos leva a refletir sobre nossos hábitos. Acredito muito no apelo social, quando a população souber que esse material ajuda uma família, haverá uma conscientização muito maior”, analisa.

A capacitação mostrou, que sem a ajuda da população é impossível fazer a coleta seletiva. De acordo com Fátima, as pessoas precisam aprender como realizá-la corretamente para que o processo obtenha êxito. “Os moradores precisam saber a diferença entre lixo orgânico (restos de comida, por exemplo) e lixo seco (materiais com potencial de reciclagem), além de ter conhecimento sobre como fazer a reutilização e a reciclagem de materiais“, diz. 

Outro assunto em discussão, foi o projeto que pretende transformar os pontos de despejo irregular de resíduos em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Nesses espaços, serão erguidas estruturas para o recebimento de pequenos volumes de resíduos (até um metro cúbico). 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153