O Programa Coleta Seletiva Consciente (CSC) do SLU parte do princípio de que a consolidação da correta gestão dos resíduos sólidos do DF passa pelo engajamento da população na coleta seletiva e esse desafio não será vencido sem a articulação integrada com as Administrações Regionais e lideranças populares e comunitárias. Assim, busca engajar a população na prática da coleta seletiva.
A iniciativa integra governo e sociedade por meio de fóruns de discussão e ações de mobilização sobre o tema nas Regiões Administrativas (RA). A principal característica do programa é o empenho para integrar as comunidades e empoderar representantes de diversas áreas, como moradores, catadores de materiais recicláveis, professores, alunos, produtores, comerciantes, entre outros.
Criado em 2019, o programa era realizado presencialmente até o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020. Desde então, foi reestruturado e a partir de julho, com o retorno gradual da coleta seletiva no DF, foi retomado de forma virtual. As primeiras RA participantes no novo formato foram Paranoá, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II, que logo criaram seus Fóruns da Coleta Seletiva.
O Fórum da Coleta Seletiva é a principal atividade do programa e funciona como um espaço de troca de experiências e conhecimentos sobre a separação correta dos resíduos. Por meio dele também são planejadas e organizadas ações de mobilização para a coleta seletiva. As atividades incluem organização de cronograma de atividades de educação ambiental, mapeamento de pontos de coleta seletiva, criação de estratégias para incluir a coleta seletiva nos conteúdos escolares, verificação de locais para descarte de resíduos especiais, entre outras ações.
Outra estratégia de educação ambiental é a roda de conversa. No Riacho Fundo II, por exemplo, foi feito um bate papo sobre como separar o vidro, com presença da população local e equipe técnica do SLU. O objetivo da atividade é formar multiplicadores de conhecimentos sobre a separação correta do lixo.
O Programa hoje
Atualmente, 11 RA do DF participam do Programa Coleta Seletiva Consciente e já criaram Fóruns da Coleta Seletiva: Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II. Além disso, O programa está em processo de apresentação e implementação em outras sete cidades: Gama, Itapoã, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho II, Sudoeste/Octogonal e Varjão.
Resultados
Em 2020, o Programa Coleta Seletiva Consciente foi composto por 37 ações (fóruns, reuniões, mobilizações) e alcançou público estimado de 510 pessoas.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153