Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/17 às 14h51 - Atualizado em 29/10/18 às 17h27

Chineses buscam intercâmbio sobre planejamento ambiental do DF

Uma delegação do Distrito de Xicheng, de Pequim, capital da República Popular da China, reuniu-se com representantes do governo de Brasília nesta quarta-feira (13), no Palácio do Buriti.

Em busca de estreitar os laços com o Brasil, a comitiva foi recebida pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e por secretários de Estado.

“Há um interesse recíproco, cada vez maior, entre os dois países [Brasil e China] de aprofundar as relações comerciais, culturais e econômicas”, pontuou Rollemberg. Ele demonstrou interesse em criar parceria com o grupo, que busca intercâmbio de conhecimento, principalmente na área ambiental.

Para os gestores chineses presentes no encontro, a capital do Brasil é uma referência de cidade verde.

“Queremos firmar um intercâmbio de planejamento ambiental que é feito em Brasília e com isso, melhorar a qualidade de vida da população em Xicheng. Nossa região é pequena e tem uma população grande, temos muitos problemas com o lixo”, disse o vice-prefeito do distrito, Li Yi.

Lixão da Estrutural e Biotic — Parque Tecnológico

Em resposta, Rodrigo Rollemberg deu um panorama sobre a desativação do lixão da Estrutural. “Já construímos um aterro sanitário e devemos desativá-lo [o lixão] até o final deste ano.”

Outro assunto em pauta no encontro foi o interesse do governo de Brasília em atrair empresas chinesas para o Biotic — Parque Tecnológico. O Distrito de Xicheng tem grandes centros tecnológicos, e o vice-prefeito, Li Yi, disse acreditar na possibilidade de um estudo de cooperação.

Criado em janeiro de 2017, o Biotic — Parque Tecnológico visa concentrar cerca de 1,2 mil empresas dos ramos da tecnologia da informação e comunicação e da biotecnologia, com potencial para criar mais de 25 mil empregos diretos.

O espaço está sendo construído entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília.

Outras visitas de gestores chineses na gestão de Rollemberg

Essa não foi a primeira visita de autoridades chinesas a Brasília na gestão de Rollemberg. Em fevereiro de 2015, o governador jantou com o embaixador, Li Jinzhang, na residência da missão representativa. Em maio, no Itamaraty, encontrou-se com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

No mesmo mês, a esposa do primeiro-ministro chinês, Cheng Hong, visitou a Fábrica Social — projeto do governo de Brasília que emprega e forma trabalhadores na confecção de camisetas, bonés, bandeiras, mochilas, redes de futebol e outros artigos esportivos.

Em 2016, o ministro da Embaixada da China Wang Wei também visitou a fábrica. Em junho, um grupo de gestores chineses da região de Kunming veio conhecer o planejamento urbano e a gestão do território brasiliense em uma reunião com o governo do DF.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153