Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/17 às 20h15 - Atualizado em 29/10/18 às 17h27

Catadores têm prioridade para se capacitarem na Fábrica Social

Na manhã desta segunda-feira (29), o SLU se reuniu com o subsecretário de Integração das Ações Sociais (SIAS) da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), Célio Silva, para avaliar como a Fábrica Social pode ajudar na capacitação de catadores da Estrutural e suas famílias. Das 1.450 vagas ofertadas, 85% são destinadas para atender a categoria.

“Com o fechamento do lixão é importante unir forças para o acolhimento dos catadores”, avaliou Kátia Campos, diretora-presidente do SLU.

As inscrições estarão abertas de 5 a 26 de junho para os cursos de confecção de vestuário, acessórios e materiais esportivos; instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos; produção e cultivo de alimentos saudáveis, construção civil e marcenaria criativa com madeiras recicláveis.

Já tem catador finalizando curso

O SLU também foi conferir a solenidade de encerramento e certificação dos alunos do primeiro curso de Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis da Fábrica Social. Dentre os 15 alunos capacitados, dois já foram catadores do Aterro Controlado do Jóquei.

Daniel Alves é um deles. Ele acompanhou a profissão de catador passar de geração em geração na sua família.  “Eu acompanhei minha mãe e meus avós no lixão. Passei parte da minha infância catando lixo com eles. Minha mãe conheceu a Fábrica Social, fez um curso e me incentivou”, revelou o garoto de 17 anos. 

Maria Nazaré Pereira, também foi catadora. Durante cinco anos viveu do que conseguia tirar do lixo. “Passei anos tendo o lixo como fonte de renda e há quatro anos desisti. Fiz esse curso em seis meses e hoje me encontrei”, finalizou.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153