Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/19 às 15h48 - Atualizado em 12/06/19 às 16h56

Catadores do antigo lixão agora são Agentes de Recuperação de Resíduos certificados pelo SENAI

LUANA LEMES/ASCOM SLU

 

Na manhã desta sexta-feira (7) foi realizada a entrega dos certificados do curso de Agente de Recuperação de Resíduos para os 120 catadores que concluíram a capacitação, ministrada pelo  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI).

 

O auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB) do SCIA foi o palco da cerimônia que ficou marcada pela emoção dos depoimentos. “Há uns anos atrás, o catador não existia. Eu agradeço muito o SLU por ter dado oportunidade de trabalho e também pela confiança, mesmo sabendo que temos pouco estudo”, disse a catadora da Recicle a Vida, Maria Eneide Pereira, sobre o contrato de prestação de serviço com o SLU.

 

E foi com o objetivo de melhorar cada vez mais a vida dos catadores como profissionais que o SLU fez essa parceria com o SENAI para capacitar e aprimorar os trabalhos dentro dos galpões de triagem.

 

“Receber esse certificado para a gente que saiu de dentro do lixão é a certeza de que estamos profissionalizando”, disse a presidente da cooperativa Coorace e da Associação Vencendo Obstáculos, Lúcia Fernandes, que foi ver de perto a vitória de alguns dos seus cooperados.

 

O diretor-presidente do SLU, Felix Palazzo, também deixou seu recado de reconhecimento para os formandos. “Vocês estavam nas ruas, depois foram para o lixão e de lá saíram, se organizaram e hoje são pequenos empresários. Parabéns! Vocês são grande vencedores”, disse Palazzo.

 

                                      

Proeja

 

Quem também participou como convidado de honra na entrega dos certificados foi o coordenador de Extensão e Estágio do IFB, Victor Henrique Rodrigues, que aproveitou a ocasião para convidar os catadores para se inscreverem no do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

 

“Fiquei muito feliz quando nos procuraram para receber vocês aqui no IFB, pois temos cursos feitos especialmente para os catadores. Em outubro estaremos com as inscrições abertas para o Proeja e nós queremos que participem”, disse.

Sinomar Alves dos Santos é um dos 26 catadores que fazem o Proeja no IFB do SCIA. Até o momento ele é o primeiro da turma que está prestes a concluir o ensino médio e contou de onde veio a inspiração para recomeçar.

 

“Voltei a estudar porque me inspirei no meu pai que voltou a estudar aos 63 anos. Depois meus filhos e minha esposa também terminaram o ensino médio e eu fui ficando para trás. Aí quando assumi a tesouraria da cooperativa, as coisas começaram a apertar. Então voltei a estudar”, explicou.

 

Também participaram do evento como convidados de honra o diretor do SENAI, Marco Secco; a secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Valéria Rocha e o promotor da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema), Roberto Carlos Batista.

 

 

SLU - Governo de Brasília

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153