Há duas semanas, as equipes do SLU percorrem Sudoeste, Ceilândia e Recanto das Emas para avaliar separação dos resíduos
MARIAMA MORENA, ASCOM SLU
Mais de 1,5 mil cartões já foram aplicados pelas equipes de limpeza urbana para avaliar a qualidade da coleta seletiva no DF durante a campanha Cartão Verde, promovida pelo SLU. Na primeira etapa, realizada entre final de setembro e início de outubro, foram 702 cartões verdes, vermelhos e amarelos aplicados nas regiões de Noroeste, Gama e Ceilândia (setor O). Nesta segunda etapa, iniciada em final de outubro, já foram mais 885 cartões aplicados no Recanto das Emas, Sudoeste e Ceilândia.
Nesta semana, as equipes de coleta que fazem a avaliação encerram a segunda etapa e, aqueles condomínios ou residências que tiverem recebido três cartões vermelhos, ou seja, que não separaram seus resíduos corretamente, vão ser notificados pelo DF Legal. Recebem cartão verde aqueles que fizeram a separação correta. Já aquelas residências ou condomínios que ainda misturaram secos e orgânicos, recebem o cartão amarelo, para ficar em alerta e corrigir a atitude.
“A ideia é fazer uma campanha lúdica, com as cores dos cartões utilizados no esporte, para que as pessoas sejam alertadas e incentivadas a fazer a separação correta”, explica a coordenadora de Mobilização do SLU, Luana Sena.
Nesta segunda etapa, já foram aplicados, nas duas primeiras semanas, 676 cartões no Sudoeste, 121 em Ceilândia e 88 no Recanto das Emas. Os garis que aplicam os cartões passaram por um treinamento prévio para fazer corretamente a avaliação. Além disso, moradores, porteiros e síndicos foram avisados previamente da campanha, pela equipe de mobilização, que informou e orientou sobre os procedimentos corretos para a coleta seletiva.
Como separar os resíduos
Separar os resíduos recicláveis é uma questão de hábito. Deve-se utilizar dois sacos: um para recicláveis e outro para orgânicos e rejeitos. No primeiro, de preferência da cor verde ou azul, devem ser colocados papel, papelão, plástico, isopor e metal. No outro saco, de preferência preto ou cinza, para o material orgânico e rejeitos, vão os restos de comida, borra de café, fralda descartável, papeis gordurosos e lixo de banheiro. Condomínios residenciais devem colocar seus resíduos em contêineres nas cores verde para coleta seletiva e cinza para coleta convencional.
Tão importante quanto separar, é entregar os recicláveis para a coleta no dia certo, conforme calendário disponível no site do SLU.
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal
Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153