Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/20 às 12h24 - Atualizado em 7/08/20 às 12h28

Campanha aborda importância da coleta seletiva na perspectiva dos catadores

Vídeo produzido pelo MPDFT traz depoimento de trabalhadores que dão um recado importante à população do DF

ASCOM SLU

 

O Ministério Público do Distrito Federal lançou uma nova campanha para contribuir com o trabalho de conscientização da população do DF sobre a importância da coleta seletiiva. E para fazer o alerta, a campanha utiliza a perspectiva dos próprios catadores de materiais recicláves.

 

A presidente da Central das Cooperativas de Materais Reciclados do DF (Centcoop), Aline Sousa, faz a abertura do primeiro vídeo da série falando sobre como funciona o trabalho das cooperativas, desde a coleta, triagem até a comercialização. Aline também aponta uma das maiores dificuldades nesse processo, que é a alta contaminação dos resíduos recicláveis, especialmente os coletados pelas empresas que prestam esse serviço.

 

“Acaba que a gente não consegue recuperar grande parte desses resíduos e devolver para a cadeia produtiva”, explica. Para a presidente, o processo de educação ambiental deve ser constante.

 

O presidente da Cooperativa Recicle a Vida, Cleusimar Andrade, explica no vídeo como foi a suspensão da coleta seletiva durante a pandemia do novo coronavírus e o processo de retomada. “Há 15 dias, as cooperativas voltaram a fazer a coleta seletiva e para retornar, nós tivemos que fazer um plano de segurança aprovado pela Vigilância Sanitária e autorizado pelo SLU para não contaminar os catadores”, explicou.

 

Ao final do vídeo, Aline Sousa deixa um recado importante para a população: “O meu recado como catadora hoje para a população do Distrito Federal é: se importe com o lixo. Se importe com o resíduo que você consome. Porque ele não deixa de existir após ser depositado na porta da sua casa”. Segundo ela, o resíduo pode ter dois destinos: ir para o Aterro Sanitário ou “gerar trabalho e renda para milhares de trabalhadores, voltando para a cadeia produtiva, contribuindo para uma cadeia extensa de reciclagem”.

 

Assista ao vídeo:

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153