Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/15 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Brasília recebe 1ª Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais

Encontro contou com a presença de representantes do governo de Brasília e de Goiás, e é mais um instrumento de controle social nos serviços de manejo dos resíduos sólidos e das águas pluviais

Nos dias 22 e 23 de outubro, foi realizada a 1ª Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais. O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro. Durante os dois dias, foram apresentados os diagnósticos que subsidiarão o Plano de Saneamento Básico da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

A conferência é uma ação do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e de Goiás (Corsap DF/GO). Criado em 2013, o Corsap DF/GO tem como objetivo garantir que as localidades envolvidas atendam às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da Política Federal de Saneamento Básico. O consórcio é composto pelo Distrito Federal, por 19 municípios goianos e pelo Estado de Goiás. 

Durante a 1ª Conferência, houve ainda a escolha dos 20 conselheiros do Corsap DF/GO. O conselho é uma instância que visa, principalmente, exercer o controle social sobre a prestação do serviços, de manejo dos resíduos sólidos e de manejo das águas pluviais, nas localidades que o compõem. 

A prefeita do Valparaíso de Goiás, Lucimar Nascimento, esteve presente na conferência. Para ela, os municípios devem trabalhar juntos, para conseguirem consolidar as exigências feitas nas ultimas etapas locais, realizadas pelos municípios. “Esse evento é fundamental para consolidação integrada, os problemas do DF e Entorno só serão solucionados de forma integrada, com a ajuda de todos. O Corsap DF/GO é mais um passo de um projeto planejado e pensado para a população”, afirmou a prefeita. 

A 1ª Conferência contou ainda com a presença de delegados do Corsap DF/GO, representantes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Júlio Peres; o superintendente do Corsap DF/GO, José Ricardo Castilho; secretário do Meio Ambiente do Estado do Goiás, Wilmar Rocha; secretário de Estado do Meio Ambiente do DF, André Lima. Ao todo quatro prefeitos e mais de 30 representantes do estado do Goiás participaram do evento. 

Para o diretor-adjunto do SLU, Silvano Silvério, a conferência foi fundamental, pois ela é o resumo de todas as outras reuniões realizadas pelo Corsap DF/GO. “A conferencia foi muito importante, conseguimos esclarecer todas as propostas discutidas nas conferências locais, além de apresentar a estrutura do Corsap, eleger os Delegados e definir as propostas para o Corsap nos próximos dois anos”, disse.

A diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos, comemorou a realização da conferência, afirmando que o Corsap cumpriu as expectativas. “Foi um sucesso, toda a comissão de organização do consórcio trabalhou de forma ativa e com empenho no projeto, a participação dos municípios foi fundamental. A presença dos prefeitos mostrou a importância que os municípios estão dando para o consorcio”, concluiu.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153