Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/17 às 17h39 - Atualizado em 29/10/18 às 17h27

Bar da Asa Norte deixa de vender cerveja long neck para não acumular lixo

Uma noite no bar pode produzir mais de 600kg de garrafinhas vazias, já que esse tipo de vasilhame não é retornável nem há reciclagem no DF.

A partir deste mês de junho, o Bar Pinella (408 Norte) deixa de vender as garrafas long neck das marcas Heineken, Sol, Stella Artois e Budweiser. Agora, os clientes do estabelecimento terão que consumir essas cervejas somente em latinha ou em embalagem de 600ml.

Em comunicado ao público, os proprietários do Pinella explicam que a decisão foi tomada porque as empresas distribuidoras das marcas não fazem a coleta reversa dos vasilhames de long neck — apenas os de 600ml e litrão. Assim, o bar tem que depositar as garrafas vazias no lixo comum.

Sem reciclagem de vidro

Para agravar, não há no Distrito Federal um centro de reciclagem de vidro. “Após alguns anos de tentativas em firmar parcerias com cooperativas e até mesmo com grandes empresas, Brasal e Ambev, não obtivemos êxito”, afirmam a nota.

Segundo Flávia Attuch, uma das proprietárias, a cada noite saem do Pinella cerca de 3 fardos (cada fardo equivale a 217,72kg) de garrafas vazias. “Esse é um primeiro passo. A ideia inicial é minimizar o lixo”, diz Flávia.

“Mas vamos depois cobrar providência para as garrafas de vinhos e destilados. A decisão foi recebida com simpatia pelos clientes e queremos que isso chegue ao poder público, para que seja realmente criado um centro de reciclagem de vidro aqui.”

Artesanais fazem reaproveitamento

Flávia diz que mantém as artesanais no menu porque há na cidade muitos pequenos produtores de cerveja que higienizam e reutilizam os vasilhames. O Pinella, inclusive, mantém parceria com alguns deles para o recolhimento regular.

Ainda sobre a suspensão da venda de long necks, os sócios do bar da 408 Norte concluem: “Considerando que é um problema que fugiu ao nosso alcance de resolução, decidimos resolver da maneira que nos cabe e não mais trabalhar com estes produtos.”

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153