Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/16 às 20h54 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Balanceiros participam de capacitação para novo sistema de pesagem

Implementação da tecnologia não acarretará custos adicionais ao SLU

Capacitação realizada nos dias 27, 28 e 29 de setembro reuniu aproximadamente 50 servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que atuarão como balanceiros no Aterro Sanitário de Brasília (ASB). Durante o treinamento, foi apresentado o novo sistema de pesagem.

O atual programa não traz mudanças bruscas em relação ao anterior, que precisou ser substituído, pois além de ser uma versão antiga, encontrava-se maior vulnerabilidade. Dessa forma, foi necessária a criação de um sistema web, com facilidade em extrair relatórios e linguagem mais simples para os servidores.

O programa foi desenvolvido com o intuito de modernizar os mecanismos de pesagem do quantitativo de toneladas de resíduos que entram diariamente nas unidades do SLU. Com esse novo sistema de operação eletrônica será possível monitorar as pesagens dos resíduos à distância, além disso, os softwares de pesagem possibilitam mais precisão, segurança, controle, velocidade, emissão de relatórios e disponibilidade digital dos dados.

A capacitação foi apresentada pelos servidores Lucas Rocha e Ângelo Oliveira, da Diretoria de Gestão e Modernização Tecnológica (Diget). Ambos também atuaram no desenvolvimento do sistema. A implementação da tecnologia não acarretará custos adicionais ao SLU, pois todo projeto de inovação foi elaborado na própria autarquia.

Além da orientação teórica, os participantes do treinamento tiveram instruções práticas. Lucas Rocha afirma que a capacitação visa trazer uma familiarização com o sistema, o que diminui o impacto com a mudança e gera uma menor resistência à inovação. “O objetivo é facilitar o dia a dia dos servidores e gestores do SLU, evitando erros, e trazendo transparência, produzindo informações em tempo real, facilitando a operação e a geração de relatórios”.

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153