Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/15 às 3h00 - Atualizado em 29/10/18 às 17h26

Agenda Ambiental na Administração Pública é tema do Vem Saber

Capacitação abordou a responsabilidade ambiental em órgãos públicos

(Brasília, 15/6/2015) – O Auditório da Usina do Saber sediou a décima edição do Programa de Capacitação “Vem Saber” do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), no último dia 10. A palestra, com o tema “Agenda Ambiental na Administração Pública do DF”, foi ministrada pela gerente de Gestão Ambiental do SLU, Maria Fernanda Barbosa. O objetivo principal era abordar o papel da Administração Pública quando se fala em sustentabilidade.

A palestrante explicou no que consiste o desenvolvimento sustentável e, em seguida, apresentou o programa de gestão chamado Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que visa inserir a responsabilidade socioambiental nas atividades diárias das organizações públicas.

Apenas no Brasil existem em torno de 500 mil prédios públicos e, segundo a gestora, se todos aderissem, o impacto positivo que o programa poderia causar no país seria de grande importância. “Apenas como exemplo, as compras públicas equivalem a 15% do PIB. Se todo esse poder de compra fosse direcionado aos produtos ecoeficientes, conseguiríamos mudar o padrão de produção das empresas, que passariam a produzir mais desses produtos. Aumentando a escala de produção, os preços caem e ficam mais acessíveis para a população em geral.”, afirmou.

A adesão à A3P pode ser feita por qualquer esfera do governo. Para aderir, é necessário encaminhar um plano de trabalho, alguns documentos e certidões para o MMA e assinar um termo de adesão para demonstrar o comprometimento da instituição com a agenda socioambiental. Para implantar a A3P é preciso criar uma comissão gestora que terá a responsabilidade de sensibilizar os servidores para a mudança de hábitos, realizar o diagnóstico socioambiental da instituição e, com base nesse diagnóstico, definir as ações a serem realizadas para melhorar os indicadores de sustentabilidade da instituição.


Em todo o Brasil, há 586 instituições parceiras da A3P com termo de adesão firmado. Entre os órgãos do governo de Brasília, o Ibram ainda é o único com termo de adesão oficializado. O próximo a adotar será o SLU, onde a comissão gestora está sendo definida. “Ainda estamos definindo quais setores irão compor a comissão. É importante ter representantes de várias áreas, tais como o setor que cuida das manutenções prediais, distribuição de materiais, informática, gestão de pessoas, etc.”, informou Maria Fernanda.

Ela ainda ressaltou a importância da adesão de todos para o bom andamento do programa. “A A3P não funciona sem a adesão dos servidores. De nada adianta fazermos campanha para desligamento de monitores, economia de água, impressão em frente e verso e os servidores não se sensibilizarem para a questão”, disse.

 

 

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153