Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/01/21 às 13h32 - Atualizado em 13/01/21 às 13h32

Adasa apresenta proposta de alterações na metodologia de definição das tarifas

Contribuições foram reunidas em audiência pública virtual

 

Com informações da Adasa

 

 

O aperfeiçoamento da metodologia utilizada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) na composição da tarifa dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) foi apresentado nesta terça-feira (12/01) durante audiência pública realizada virtualmente.

 

Os critérios apresentados, detalhados em 14 novos módulos do Manual de Revisão Tarifária (MRT), consideram a alteração na estrutura de custos e condições de prestação dos serviços, os níveis de tarifas de empresas similares no contexto nacional e internacional, o estímulo à eficiência e a modicidade tarifária. O objetivo é possibilitar que a concessionária realize serviços de qualidade de modo que não onere o usuário mais do que o necessário. A metodologia será aplicada nas próximas revisões periódicas, após publicação de Resolução da Adasa.

 

Entre as principais mudanças propostas pela Agência, estão a implementação de módulos  com o detalhamento da metodologia de cálculo, dando mais transparência; redução tarifária pelo não cumprimento das metas de perdas de água estabelecidas no Plano Distrital de Saneamento Básico e o repasse de 100% de outras receitas recebidas pela Caesb para a redução das tarifas.

 

Após a audiência, atendendo a contribuições de usuários, a Adasa ampliou o prazo para envio de contribuições ao texto até às 18hs de sexta-feira (15/01). As sugestões devem ser encaminhas por meio do endereço eletrônico ap_004_2020@adasa.df.gov.br. Todas as manifestações serão apreciadas pela Agência, disponibilizadas no site da instituição e as respostas encaminhadas aos participantes.

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153