Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/21 às 14h44 - Atualizado em 9/04/21 às 14h44

A importância da limpeza urbana durante a pandemia

Trabalhadores da limpeza urbana do DF durante a pandemia

 

Desde o início da pandemia da Covid-19, há mais de um ano atrás, o SLU é considerado serviço essencial que se mantém ininterrupto mesmo com as restrições impostas à nossa sociedade para o enfrentamento da doença. Mas o que isso quer dizer?

 

Antes de mais nada, é preciso entender que qualquer situação de saúde pública passa também por questões sanitárias. Dessa forma, o setor de resíduos sólidos colabora significativamente com o país neste momento de epidemia da Covid-19.

 

É a partir de ações de sanitização de logradouros públicos e limpeza e desinfecção de áreas públicas de grande circulação que se iniciam ações efetivas no controle e prevenção de doenças contagiosas, como serviços feitos em áreas como rodoviárias, hospitais, centros de detenção e área central do DF, como o Setor Comercial Sul, que se garante um ambiente mais seguro para a circulação essencial da população.

 

Além disso, o setor de limpeza urbana é responsável por manter centenas de milhares de empregos em um cenário de desemprego nacional, além de garantir a continuidade da prestação de serviço que se mostram fundamental para a saúde pública, e nesse sentido falamos também da coleta de resíduos domiciliares.

 

Muitos lares, ao longo desses últimos meses, foram acometidos pela doença, com moradores e familiares enfrentando a doença em isolamento domiciliar. O SLU, pensando na importância da saúde coletiva, além de instituir protocolos específicos de coleta e triagem para o momento, distribuiu informativos sobre o descarte correto de resíduos domiciliares em residências com pessoas contaminadas (leia aqui), seja por meio de meios digitais, como também por redes sociais e mobilização social. Essa foi e ainda deve ser uma preocupação coletiva com a população do DF, garis, catadores e toda a cadeia de profissionais que lida com resíduos e que tentamos proteger nesse momento delicado do país, com atitudes compartilhadas de ações corretas por parte de todos os envolvidos na sociedade.

 

Internamente, o SLU também luta em manter constante monitoramento da doença entre trabalhadores de resíduos sólidos, em busca de garantir a segurança de todos. Exemplo disso é a parceria feita entre a autarquia, Universidade de Brasília e Secretaria de Saúde do DF. A iniciativa busca também orientar e, caso necessário, encaminhar os trabalhadores de resíduos sólidos aos serviços de saúde, de acordo com suas necessidades (Para saber mais sobre o projeto, clique aqui).

 

Trata-se, portanto, de ações constantes e continuadas de prevenção, de evitar que os problemas que a população vive se agravem ainda mais. É o SLU protegendo como protagonista a vida da população do Distrito Federal durante o maior problema de saúde pública enfrentada pelo país.

 

SLU - Governo do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153