Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/08/19 às 17h15 - Atualizado em 9/08/19 às 17h08

2ª etapa do Aterro Sanitário de Brasília já está funcionando

 

LUANA LEMES/ ASCOM SLU

 

A operação da segunda etapa do Aterro Sanitário de Brasília (ASB) começou nesta quinta-feira (8). São 121 mil m² de área preparada com capacidade para 2,5 milhões de toneladas de rejeitos domiciliares e dos grandes geradores.

 

Ao todo, o ASB conta com 760 mil m², dos quais 320 mil m² foram destinados para receber os rejeitos em três etapas. A primeira já foi encerrada na última quarta-feira (7) com um montante de 1,4 milhão de toneladas de rejeitos aterrados.

 

Na primeira etapa a área recebeu um tratamento especial com 1,5 metro de solo compactado, depois foi colocada uma manta feita de polietileno de alta densidade (PEAD), texturizada nas duas faces e com espessura de dois milímetros e acima dela mais 50 cm de terra.

 

Nesta segunda etapa, além desses cuidados, o solo teve mais uma proteção diferenciada. “Abaixo da manta de PEAD, colocamos uma manta de GCL que tem um tecido impregnado com um mineral que evita a penetração da água e umidade, além da instalação do Colchão Drenante”, explicou o analista de Gestão de Resíduos Sólidos do SLU, Edmundo Pacheco.

 

O Colchão Drenante do ASB consiste na instalação de uma camada de britas na base, que fica acima de todo o preparo do solo, facilitando a drenagem e o escoamento do chorume para tubulação que leva até as lagoas.

 

 

 

SLU - Governo de Brasília

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal

Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal SCS Quadra 08 Bloco “B50” 6º andar Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 Telefone: (61) 3213-0153